O verso da comida: a fome fez dela cozinheira

 

Depois de passar fome e de viver de esmolas em sua cidade-natal, Eldorado, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, Nair Oliveira de Almeida resolveu mudar. Transferiu-se para a capital, currículo na mão e de porta em porta, com a intenção de trabalhar em uma casa de família. Conseguiu: assumiu o posto de arrumadeira. Não precisaria mais se preocupar em pedir dinheiro nas ruas, mas a fome… esta continuaria quase a mesma. “Quando era a hora da comida, a patroa fazia meu prato, e era aquele pouquinho de comida. E acabou”, conta ela, em depoimento ao Museu da Pessoa.

Ao observar a cozinheira, outra funcionária da casa, Nair notou que a fome de arrumadeira não chegava até ela, que passava o dia em meio às panelas, preparando os alimentos, provando os temperos e fazendo seu próprio prato de almoço. Foi, então, que descobriu uma maneira de saciar sua carência mais básica. “Eu comecei a pensar: vou começar a ser cozinheira, e aí eu trabalho na cozinha e não mais passo mais necessidade”, lembra. Comprou revistinhas de receitas, leu muito, prestou atenção em tudo, e pôde conhecer finalmente o verso da fome. “E eu aprendi a cozinhar assim, passando fome.”

De volta a Eldorado, onde nasceu em 1952, Nair trabalhou por muito tempo na cozinha dos outros até se sentir confiante, e com um dinheirinho, para abrir seu próprio negócio. A lanchonete que hoje também atende como restaurante de comida caseira no almoço vive cheia dos turistas que vão à região sobretudo para visitar a famosa Caverna do Diabo. O nome de seu estabelecimento, no entanto, não faz nenhuma referência ao tinhoso; religiosa como só, Nair preferiu chamá-lo de Shalon. “Quer dizer paz.”

***

Outras coleções do Lembraria para o Museu da Pessoa:

 

Parceria:

logo_museu_oficial

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s