Sobre nós

O Lembraria

O Lembraria foi criado em 2016 pelas jornalistas Viviane Aguiar e Viviane Zandonadi para reunir “histórias de comida”: crônicas, ensaios e notas, em texto e em áudio, sobre histórias e memórias relacionadas à alimentação, à culinária e à gastronomia. Em 2021, vamos lançar um novo volume, agora voltado para as histórias de mulheres contadas, especialmente, nas entrelinhas de livros e cadernos de receitas.

Além de manter o Lembraria, trabalhamos, como freelancers, com edição e preparação de texto para jornais, revistas, livros e publicações diversas. Viviane Aguiar também atua com pesquisa e consultoria histórica (análise de projetos, levantamento de fontes e referências bibliográficas) para livros, jornais e revistas, instituições culturais, projetos corporativos e museus e ministra cursos sobre história da culinária e da alimentação em São Paulo.

As Vivis

Viviane Aguiar

Sou jornalista, mestre e doutoranda em História Social na USP, com uma pesquisa voltada para a construção de um “poder” feminino no cotidiano doméstico, a partir das relações das mulheres com a cozinha, a despensa e seus objetos. Fui repórter de gastronomia do extinto Guia Quatro Rodas, editora assistente das publicações regionais da revista Veja Comer & Beber, preparadora de texto na Editora Senac São Paulo, e, hoje, atuo como editora de texto e pesquisadora freelancer. Fiz a pesquisa histórica para o livro A culinária caipira da Paulistânia (Três Estrelas, 2018), colaborei com edição de histórias de vida para o Museu da Pessoa (2017-2019) e coordenei a Revista Ingesta (2018-2020). Também contribuo com o planejamento da exposição Casas e Coisas para a reinauguração do Museu do Ipiranga, em 2022, e ministro cursos e palestras sobre culinária caipira, mulheres e cozinhas e a relação de Mário de Andrade com a construção da ideia de cozinha brasileira. Duas entrevistas sobre minhas pesquisas podem ser ouvidas na Rádio Cultura FM e no podcast Momento Cidade.

No Lembraria, compartilho fragmentos, em texto, áudio e imagem, das minhas pesquisas em História. Meu e-mail é vivsaguiar@gmail.com.

Viviane Zandonadi

Sou autora do blog Do que eu falo quando eu falo de comida. Trabalhei nas editoras Abril e Globo, nos sites iG e UOL e na agência de comunicação Cross Content. A rádio CBN, o portal do Estadão, as revistas Veja Comer & Beber, Vida Simples e Elle estão entre os veículos nos quais trabalhei ou para os quais contribuí nos últimos anos.

No Lembraria, meus assuntos são a vida à mesa e os verbos substantivos que a acompanham (comer, cozinhar, ler, olhar, ouvir, conversar). Escrever relatos e crônicas a partir dessas experiências – as minhas e as do outro, passagens reais ou inventadas -, é um modo de me mover pela memória do gosto. Meu e-mail é vivizandonadi@lembraria.com