Sobre enxergar o extraordinário no ordinário

Depois do ótimo Cartas ExtraordináriasShaun Usherpesquisador e organizador, assina Listas Extraordinárias, que não é menos distrativo. O prazer de virar as páginas equivale a devorar chocolates na cama sem precisar saber que horas são. Os dois são publicados no Brasil pela Companhia das Letras.

No primeiro livro, Usher trabalhou correspondências em contextos históricos variados. Quem assiste à série The Crown não precisa se esforçar muito para imaginar a rainha Elizabeth mandando pelo correio sua receita de scone ao presidente dos Estados Unidos. No segundo, usando o mesmo critério de escavação da história escrita, os achados compõem uma seleção de listas. O sabor é parecido.

Você me pergunta se as listas falam de comida e de bebida. Algumas sim – em comparação com o primeiro livro, a proporção é muito maior. Meu levantamento é ligeiro, mas penso que as que falam de comida são quase todas feitas por escritores, gente que “manuseia a palavra com esmero”. Separei algumas.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s