Um restaurante que funciona da meia-noite às 7h

Mestre e cliente em seu refúgio: cena do episódio 'Lamen', um dos contos de Tóquio
Mestre e cliente em seu refúgio; um restaurante peculiar, um balcão sentimental. A cena é do episódio ‘Lamen’, um dos contos de Tóquio

Midnight Diner é um restaurante japonês encravado em uma ruazinha de Tóquio. Funciona da meia-noite às sete da manhã e em seu cardápio há um único prato e poucas bebidas. Só que o cozinheiro tem uma política de acolhimento bastante peculiar: ele se propõe a preparar qualquer outra receita, desde que tenha os ingredientes. Algumas pessoas até fazem as compras e levam para ele. É uma garantia de que terão um pedido especial atendido. Outro detalhe é que o balcão desse lugar também funciona como uma espécie de consultório sentimental. Os clientes, habitantes de Tóquio, trazem dilemas variados que pedem uma solução entre chiados de fritura, caldeirões borbulhantes e caldos sorvidos direto da tigela.

Este é mais ou menos o enredo de uma série japonesa que acaba de chegar ao Netflix. Uma navegação atenta pelo Youtube revela alguns episódios inteiros por lá, com legendas em inglês (no Netflix elas estão disponíveis em português). Chama-se Midnight Diner, Tokyo Stories.

A produção teve origem em um mangá e gerou também um longa-metragem (2015). Mas o que temos para ver no Brasil por enquanto é a série. Trailer abaixo. Colei também um vídeo da música de abertura. Chama-se Omoide. Perguntei ao Forvo qual é a pronúncia correta. Ele disse algo como omoídê. Parece que quer dizer “memórias” (confere…?). Não entendo uma linha do que o cantor diz e talvez eu tenha até captado um quimono errado em algum lugar… O fato é que tem um poder tranquilizante. Fica a sugestão para quem estiver aberto a escapar da realidade bruta dos dias, ao menos por uns instantes. O restaurante do Mestre, um dedicado praticante da alteridade, pode ser um refúgio, um descanso da agressividade geral. Vai ser bem legal. Eu espero. Aproveite.

O trailer da série:

A canção de abertura dos episódios:

3 comentários Adicione o seu

  1. Lauro disse:

    Série encantadora.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s