O sonho recheado de goiabada

Luis Carlos Cocito Guimarães nasceu em Bernardino de Campos, interior de São Paulo, em 1966. Cresceu em Santo André e hoje vive em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ouvindo o Questão de Gosto, na CBN, Guimarães conta que ficou mexido com uma história de sua infância, do tempo em que a mãe fritava sonhos, os doces, com recheio de goiabada.

A lembrança que me vem, e foi revivida por causa da coluna na CBN, é de quando minha mãe fazia sonho recheado de goiabada! Ela tinha um ritual que eu não entendia bem. Fazia a massa, enrolava cada um dos sonhos, recheava com pedaços de goiabada Cica (desculpe o merchandising) e colocava todos os sonhos para crescer na parte de cima do beliche do meu irmão mais velho Sérgio, que hoje tem 56; eu sou o do meio de cinco irmãos.

Ela colocava na parte de cima porque naquela época, eu tinha 5 ou 6 anos e medo de subir no beliche, mas, quando ela não estava vendo, corajosamente eu subia pela escada e retirava dois ou três sonhos ainda crus para que eu e minha irmã mais nova nos deliciássemos com aquela iguaria ;-).

Acho que eu gostava mais da aventura de subir na cama do meu irmão do que do sonho cru.

Depois de pacientemente esperar subir a bolinha de massa que a mãe colocava na água para marcar o tempo de ação do fermento de padaria, e esperar ela fritar todos os sonhos (pois se comêssemos antes de terminar de fritar tudo, o sonho encharcaria de óleo segundo minha mãe!), eu sentava na frente da TV e assistia Vila Sésamo apreciando aquele delicioso sonho com goiabada.

Já comi vários, mas nenhum tem aquela mistura, a sensação de ser a coisa mais gostosa do mundo.

***

 

Este depoimento deu origem a um verbete em O dicionário das comidas impossíveis, que surge das respostas ao questionário Fatias de memória.
Clique aqui para contar sua história e nos ajudar a preencher esse relicário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s