A polenta do café da manhã no fogão a lenha

Angela Maria Mardegan nasceu em Icaraíma e hoje, aos 48 anos, vive em Maringá, também no Paraná. Sua lembrança de comida mais especial tem a ver com a infância, o fogão a lenha e a polenta tostadinha que sua mãe, paulista de Borá, preparava não para o almoço ou o jantar, mas para o café da manhã.

“Entre as diversas lembranças gastronômicas que tenho, há uma que considero mais ‘autêntica’, pois é ligada à minha infância e gira em torno de uma peça que naquela época era fundamental: o fogão a lenha. Era inverno e fazia frio. Sim, naqueles tempos, inverno era tempo de frio. O fogão a lenha era o local preferido para a família se aquecer. Não havia ar-condicionado quente, nem aquecedor elétrico.

De manhã, minha mãe já tinha o fogão aceso, para fazer café e o almoço. O meu café da manhã preferido nessas ocasiões era a polenta assada na chapa do fogão, bem tostadinha, com uma crosta que se formava pelo calor da chapa. Minha mãe colocava a polenta tostada em um prato fundo, adicionava leite, açúcar cristal e café e dizia que esse era o café da manhã dela mesma, há muitos anos, quando ela também era uma criança, na sua pequena Borá, no estado de São Paulo.

Isso me remetia a uma fala de minha avó paterna, que dizia chorando que por anos comera apenas polenta nas três refeições diárias. Foi aí que eu pensei: a polenta salvou o mundo! Ao menos, o meu mundo. Bendito milho que atravessou as Américas até o Velho Mundo, alimentou famílias vênetas, que, por sua vez, cruzaram o oceano para vir comer polenta na terra nativa do velho maíz…”

***

Este depoimento deu origem a um verbete em O Dicionário das Comidas Impossíveis, que surge das respostas ao questionário Fatias de memória.

Clique aqui para contar sua história e nos ajudar a preencher esse relicário.

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s