Saudade, amor, São João e cachaça

barraca lembraria_1
Barraca Lembraria, na festa da Banca Tatuí: tinha canelinha, bolo de São João, bolinho de amor, biscoitinho saudade…

No último sábado, 18 de junho, montamos pela primeira vez nossa barraca Lembraria de comidinhas do passado e a levamos para a festa do Dia da Música da Banca Tatuí, na rua Barão de Tatuí, em Santa Cecília, São Paulo. Com a ajuda da amiga e cozinheira Renata Helena Rodrigues, passamos algumas semanas preparando, testando e adaptando antigas receitas de quitutes que, há muito tempo, costumavam fazer parte das festas juninas.

Tiramos as fórmulas do livro Cozinha Tradicional Paulista, lançado em 1963 pela folclorista Jamile Japur, e nos mantivemos fiéis aos ingredientes originais; os modos de preparo, porém, precisaram ser um pouquinho atualizados para que as receitas dessem certo. A seguir, reproduzimos o passo a passo desses docinhos de nomes românticos, antigamente tão comuns quanto os quitutes de milho nos festejos de São João.

Biscoitinho saudade

IMG_6892

Ingredientes:
1 quilo de polvilho doce
3 xícaras (chá) de açúcar
250 gramas de manteiga quase derretida
4 ovos
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
Modo de preparo:
Peneire o polvilho e, em seguida, o misture com o açúcar. Junte a manteiga aos poucos, os ovos (com a clara e a gema) e o sal, e amasse muito bem com as mãos. Quando a massa estiver macia, mas firme, adicione o fermento em pó. Amasse mais um pouco, e enrole, então, bolinhas bem pequenas. Coloque-as em uma assadeira untada, e leve ao forno preaquecido a 280 °C. Deixe que assem por 20 minutos, no mínimo. Retire quando estiverem firmes, levemente douradas.

Bolinho de amor

IMG_6893

Ingredientes:
4 ovos
10 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de manteiga
10 colheres (sopa) de araruta*
1 colher (café) de fermento em pó
Modo de preparo:
Bata, na batedeira, os ovos e o açúcar. Em seguida, vá acrescentando a manteiga aos poucos, até que a massa comece a firmar. Junte, então, a araruta aos poucos e, por último, o fermento. Bata muito bem, até que vire um creme consistente. Com ele, encha um saco de confeitar e preencha metade de forminhas de empada ou queijadinha. Leve para assar em forno preaquecido em temperatura bem baixa, por cerca de 20 minutos.

* Araruta: trata-se da fécula extraída da raiz de uma erva homônima. A araruta já foi muito utilizada na cozinha paulista, mas, há alguns anos, perdeu o posto para outros tipos de farinha. É até difícil de encontrá-la em supermercados: em São Paulo, depois de muita procura, a achamos na Zona Cerealista (você pode comprá-la neste site).

Bolo de São João*

IMG_6895

Ingredientes:
8 ovos
4 claras
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua
1 vidro de leite de coco
1 colher (chá) de fermento em pó
Açúcar com canela para polvilhar
Modo de preparo:
Na batedeira, bata os ovos, as claras e o açúcar. Sem parar de bater, vá adicionando a manteiga, até que a mistura fique cremosa. Continue batendo e, alternadamente, acrescente a farinha de mandioca peneirada e o leite de coco. A massa vai ficar cremosa, um pouco líquida. Adicione o fermento, bata mais um pouco, e despeje em uma assadeira untada. Leve ao forno preaquecido a 180 ou 200 °C, e deixe assar por 50 minutos. Espere, então, que o bolo esfrie para polvilhá-lo com o açúcar misturado com a canela. Corte fatias em losangos, no formato dos antigos balões de São João.

 

*Há muitas receitas de bolo de São João, em todas as partes do país. No livro Açúcar: uma sociologia do doce, Gilberto Freyre registra a versão pernambucana, feita com 14 gemas de ovos, 1/2 quilo de açúcar, 120 gramas de manteiga e 1 xícara (chá) de leite de coco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s