“Quando chega leite condensado, apropriam-se dele como butim”

Uma das vantagens de Worcester, um dos motivos por que é melhor morar ali do que na Cidade do Cabo, segundo o pai, é a facilidade de fazer compras. O leite é entregue todas as manhãs antes de clarear o dia; basta pegar o telefone e, uma ou duas horas depois, o homem de Schochat estará na porta com a carne e outros itens. É muito simples.

O homem de Schochat, o entregador, é um menino nativo que fala apenas algumas palavras em africânder e nada em inglês. Usa uma camisa branca e limpa, gravata-borboleta, sapatos de duas cores e um boné de Bobby Locke. Chama-se Josias. Os pais dele censuram o menino por ser um dos nativos inúteis da nova geração, que gastam tudo o que ganham em roupas e não pensam no futuro.

Quando a mãe não está em casa, ele e o irmão recebem as compras de Josias, arrumando os pacotes na prateleira da cozinha e a carne na geladeira. Quando chega leite condensado, apropriam-se dele como butim. Furam a lata e revezam sugando-a até secar. Quando a mãe chega, fingem que não veio leite condensado ou que Josias o roubou.

Não tem certeza se ela acredita na mentira. Mas não é uma falta que o faça se sentir especialmente culpado.

Trecho inicial do capítulo nove de Infância (p. 60, ed 1, Companhia de Bolso). Esse livro é o primeiro de uma trilogia de ficção autobiográfica do escritor J.M. Coetzee (1940-, Cidade do Cabo). Na versão de bolso, tem 150 páginas. São narradas no presente as memórias da criança sul-africana que cresceu sem conseguir se identificar muito nem com o pai nem com a mãe e nem com a brutalidade dos tempos, do lugar e da sociedade violenta em que vivem. Coetzee recebeu duas vezes o Booker Prize e, em 2003, o Nobel de literatura. Os outros dois livros que dão sequência às memórias se chamam Juventude e Verão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s