Tipos de fome: tempos de guerra

“Sei o que é fome, que eu já passei. Menino, no fim da guerra, sou um daqueles que correm pela estrada ao lado dos caminhões dos americanos, estico as mãos para agarrar as barrinhas de chiclete, o chocolate, os pacotes de pão que os soldados jogam no ar. Menino, tenho tanta sede de gordura que bebo o óleo das latas de sardinha, delicio-me ao lamber a colher de óleo de fígado de bacalhau que minha avó me dá para eu ficar forte. Sinto tal necessidade de sal que enfio as mãos no pote da cozinha e como até me fartar os cristais acinzentados.

Menino, saboreei pela primeira vez o pão branco. Não o da mistura do padeiro – aquele pão, mais cinzento do que moreno, à base de farinha mofada e serragem, quase me matou quando eu estava com três anos. É um pão quadrado, feito na fôrma com farinha de força, pouco espesso e cheiroso, de miolo tão branco quanto o papel em que escrevo. Fico com água na boca ao descrevê-lo, como se o tempo não tivesse passado e eu me achasse diretamente ligado à minha infância. A fatia desse pão farelento, que se desmancha, que enfio na boca e do qual, assim que a engulo, peço mais e sempre mais; se minha avó não o guardasse no armário fechado a chave, num instante eu acabaria com tudo, até passar mal. Sem dúvida, nada me satisfez a esse ponto, nada eu provei mais tarde que matasse tanto minha fome, que me saciasse tanto. […]”

Jean-Marie Gustave Le Clézio (Nice, França, 1940-) escreve sobre a fome que sentiu nos tempos de guerra. O texto foi publicado como prefácio do romance Refrão da Fome (Cosac Naify, 2009), cuja heroína é Ethel, uma garota de família burguesa na Paris dos anos 1920-30 e depois, quando “o nazismo, a Segunda Guerra e a Ocupação da França carregam Ethel para o centro de uma tragédia.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s